Fotos: Brigada Militar (divulgação)
Agência do Banrisul foi a mais danificada pelos bandidos
Os três bancos de Mata, cidade de 5.111 habitantes da Região Central, foram alvo de uma quadrilha armada na madrugada desta quinta-feira. As agências do Banco do Brasil e do Banrisul foram explodidas, e agência do Sicredi, foi arrombada (veja a localização delas no mapa abaixo marcadas em vermelho). A ação começou por volta das 2h45min.
"Ninguém dormiu em Mata nesta noite", diz moradora e vizinha as agências
Conforme o delegado da Polícia Civil Laurence Moraes Teixeira, investigações preliminares dão conta que primeiro ataque foi contra o Banco do Brasil. Três bandidos armados flagrados por imagens de câmeras de segurança de particulares usaram explosivos nas portas que dão acesso à sala de autoatendimento do banco. Eles tentaram chegar ao cofre, mas não teriam conseguido abri-lo.
_ O segundo ataque foi ao Banrisul, nos mesmos moldes que o Banco do Brasil, com uso de explosivos. As informações neste momento dão conta que eles não conseguiram levar dinheiro _ afirmou o delegado responsável pelo caso.
Bandidos atacaram bancos de nove cidades pequenas em um mês
O terceiro ataque teria sido à agência do Sicredi, que teve a porta arrombada com uso de marretas, barras de ferro e pé-de-cabra. Os bandidos também não teriam conseguido levar dinheiro. Conforme o delegado, os criminosos roubaram coletes a prova de balas e armas usados pelos seguranças dos bancos.
A FUGA
A polícia acredita e há informações preliminares da Brigada Militar que 10 criminosos teriam participado do ataque. Eles teriam usado três veículos - uma caminhonete S10 prata e um Onix, o único carro identificado por imagens até agora.Para dificultar a ação de policiais, a quadrilha utilizou miguelitos (espécie ferros retorcidos) nas ruas que ficam no entorno das agências. Ninguém ficou ferido nem houve reféns.
BUSCAS
Policiais da Brigada Militar de Mata, Santiago, São Vicente do Sul e Santa Maria fazem buscas aos criminosos nesta manhã.
INVESTIGAÇÃO
Equipes de policiais trabalham na investigação. Testemunhas já estão sendo ouvidas, e peritos do Instituto-Geral de Perícias (IGP) devem chegar em breve na cidade para recolher provas.
_ Até agora, temos três indivíduos identificados. Mas o grupo é maior, com mais pessoas envolvidas no apoio.
SERVIÇO BANCÁRIO
Em função do ataque, a população de Mata não dispõe de nenhuma agência bancária hoje. Conforme informações preliminares da prefeitura de Mata, o serviço não deve voltar ao normal amanhã. A cidade mais próxima, a cerca 30 quilômetros, é São Vicente do Sul.
Foto: Brigada Militar
Agência do Banco do Brasil